sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Além da timidez

Eu sei que o que vou escrever vai me expor bastante. Só que não posso fazer nada,já que está pulsando em mim escrever sobre o assunto.
Os meus planos para esta sexta-feira eram uns e na prática foram outros. Acabei chegando em casa mais cedo e ao ouvir um dos comerciais fiquei sabendo do tema do programa "Globo Repórter". Há séculos eu não assistia e o tema me chamou a atenção. Talvez porque andei comentando sobre o assunto, porque estou à espera, porque li...não sei...
O programa tratou sobre "paixão". Sei que é algo que passa,não é como o amor. Porém penso que paixão pode virar amor.( No fundo penso que o assunto traz bastante confusão,porque no senso comum pensa-se que a paixão é mais forte do que o amor,isto quando não colocam a paixão como amor.)
Sei que já no primeiro bloco, o programa já me trouxe antigas recordações...rsrs...o que a gente não faz quando tem interesse em alguém?
Sim, tudo fica mais alegre. Os olhos brilham. Tudo é motivo de festa. Emoção à flor da pele. A tonalidade no falar muda. Surgem as músicas-temas. O papel e a caneta que se cuidem,porque só há uma coisa que servem para escrever,ai,ai.
Lembrei de algumas que fiz e me marcaram bastante ( as epifanias que encontrei no livro de Clarice Lispector),me fizeram rir...saudades de momentos tão simples,belos e bem vividos.
A época em que eu levava a mochila de um garoto no caminho para casa e no fim sempre ganhava um chiclete que ela comprava para a irmã; as caronas que ganhava depois da aula ( enquanto uma muvuca de gente ia na carroceria da caminhonete eu tinha o privilégio de ir sentada no banco da frente,rsrs); alguns blihetinhos tanto meus quanto os alheios ( isto porque me colocavam na função de escritora de cartas,bilhetes aí eu sabia sempre do conteúdo de que ostros recebiam,rsrs); depois a volta para casa começou a ser demorada por causa de uma pessoa, alterei o caminho a ser seguido; ah e ainda tem as inúmeras vezes nas quais as brigas,os atritos tempos depois viravam outra coisa,rsrs;mas também tive aqueles que não pude corresponder e depois me trouxeram um certo arrependimento, quanto aqueles que não fui correspondida e aí...é bom nem falar,né?
Eu era boa em inventar frases, dar conselhos,já me senti um pouco Hitch nisso tudo - e tem gente que está junto até hoje,hein?rsrsrs
Ah,tive as coisas "bunitinhas" que me fizeram sentir especial: um calendário de 1994 que ganhei e era a coisas mais fofa.Depois daquele ano virou objeto de recordação,até que em 1998 decidi ir atrás do doador- de vez em quando o vejo,mas ele não se lembra de mim.
Ganhei uma quase serenata também. Digo quase porque aconteceu por volta de 13 horas. Ele da janela do segundo andar e eu lá do outro lado da rua(quem passava não devia entender nada,rsrs).
Isso sem contar os papéis( e as balas) Ice Kiss, bombons, bilhetes, fitas K7, cartões, ligações.
E digo também das vezes que fui um 007 ( sem me gabar por isto) para tentar saber de coisas para mim e para outras pessoas.
Bom,isto tudo saiu porque o programa tratava de várias histórias, de jovens,de pessoas mais velhas. Umas que arriscaram e foram atrás de quem gostavam;outras tiveram que esperar para ficarem juntas.
Sei que é uma coisa muito boa de se viver. Me achava compulsiva nisto. Como falaram para algumas pesssoas apaixonar-se tem o mesmo valor do que respirar...
Como nem tudo dá certo na vida, aparecem as famosas "dores de cotovelo" ( ô tristeza!). Mas passa,tá? Senão coitada de mim. Umas são mais rápidas, outras demoram.
No meio de tudo isto e do que já vivi, me considero mais equilibrada hoje. Já fui do tipo que enquanto gostava de um,já gostava de outro porque seria o "reserva" caso com o outro não desse certo. Gostar de alguém era fundamental e não podia faltar senão não me considerava ninguém.
Tive que aprender a viver mesmo quando não se tem alguém como "paixão,amor". Aprendi de maneira dolorosa,mas que foi necessária.
Ter alguém não é o sentido da minha vida. Quando se tem esta perspectiva, a forma de viver muda.
Conhecendo a Deus, passei a ver o relacionamento amoroso de outra forma. O " ficar" já não basta mais. Gostar de várias pessoas ao mesmo tempo, também não. Muito menos caçar pessoas ou como diz uma determinada música de fazer um leilão para ver quem dá mais pelo meu coração.
Em Deus eu aprendo a esperar, a observar e a conhecer de forma que tenha como compartilhar minha vida com ele. Não sou da teoria de que Deus fez alguém prontinho para mim. Mas creio sim que Ele me direciona, e que sabe do que almejo,do que gosto. Assim,não vai me "empurrar" alguém.
Sei que tenho liberdade para escolher. Não vou escolher alguém perfeito,mas alguém com quem vou conviver com seus defeitos. Ele será sim uma vida para eu cuidar e que esteja a servir ao Senhor.Nisto vou auxiliá-lo, incentivá-lo. Não busco alguém que viva a satisfazer minhas carências,muito menos que me coloque no pedestal ou me subjugue.
Vejo meus amigos,parentes próximos casando. Há cobrança de todas as partes. Uma vez falei com a secretária do meu serviço que por mais que eu estude,trabalhe, viaje se eu não me casar,não ter uma família sinto que uma parte estará faltando.
O tempo que tenho, vou me conhecendo, aproveitando minha vida de solteira porque depois não a terei mais.
É o tempo que acredito que Deus está cuidando de mim e no que no tempo oportuno as coisas acontecem.
Um "alguém" faz falta?Sim. A vida tem seus ciclos e querendo ou não eu sonhava estudar, formar,trabalhar e casar. Eu confesso que sempre e ainda sou daquelas pessoas que "viajam" assistindo filmes, babam em histórias de amor bem resolvidas, ficam revoltadas quando alguém tenta impedir algum relacionamento de ir em frente e fazem de tudo possível para deixar alguém feliz.
Já fui pega "viajando" acordada. Sei que a vida não é uma mar de rosas. Para todas as escolhas há conseqüências. Eu escolho amar alguém, cuidar, interceder,zelar, ser fiel, sincera, ajudadora, expor sentimentos, pensamentos, palavras, sorrir, chorar, abraçar,beijar,olhar...viver aqueles momentos nos quais não é preciso dizer nada,um olhar basta.
Ler um livro, ver o pôr-do-sol, escrever, sentar na grama, encostar numa árvore, ouvir uma música, dançar, correr, andar sob a chuva, surpresas dia após dia...
Casar,ter uma casa ao nosso estilo,sabe?Receber amigos, ter festa, ter filhos...
É...muita coisa...esta sou eu,um pouquinho de mim...amar alguém é bom, faz parte da vida...quero viver muito além do que os filmes "mamão-com açúcar" mostram...ainda penso que amar é só uma vez...
**Oh,dúvida!Não sei se termino esta postagem com uma música ou com várias que gosto...fica sem música mesmo...coloco num outro....

Nenhum comentário: